Espírito Santo inova no sistema de informações turísticas com o uso de QR Code
O 3º Fecsta- Festival de Cinema de Santa Teresa- ES, 2020, acontece de 23 a 25 julho e será totalmente online.
Sob os riscos do coronavírus, manter o festival online é um grande serviço para a cultura e um estimulo para que a população fique em casa.
A programação do 3° FECSTA – Festival de Cinema de Santa Teresa – tem a proposta de ser hibrida e transversal, valorizando a arte, tradições locais e as manifestações populares. Três dias de festa multicultural com sessões de cinema, oficinas de capacitação para o audiovisual, palestra, show, bate papo com artistas convidados e o que mais a criatividade anunciar.
A Terceira Edição do FECSTA é um evento realizado pela Satírica Filmes Produções e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa, da Secretaria de Estado da Cultura – FUNCULTURA e acontece de 23 a 25 de Julho de 2020.Tivemos 507 filmes inscritos, vindos de 21 estados brasileiros. Ao longo de três dias, 36 curtas-metragens de 14 estados brasileiros serão exibidos em 06 mostras competitivas:
Mostra LIVRE 1 e 2 – A Escola Vai Ao Cinema – Censura livre , destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, mas também aberta a todos que estiverem interesse.
Mostra BEIJA- FLOR : obras com censura acima de 12 anos
Mostra Frenética 1 e 2 : filmes para maiores de 16 anos, que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência.
Mostra Índios – Esplendor e Resistência: criada em 2019 e segue nesse ano de 2020, homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.
Os troféus serão concedidos para o melhor filme ficção, melhor documentário, melhor animação, melhor filme eleito pelo Júri Popular, melhor filme capixaba, duas menções honrosas e o melhor filme do festival, segundo o Júri Técnico.
Artes plásticas sempre fizeram parte das edições do Fecsta e em 2020 a artista convidada é Maruzza Valdetaro, com a exposição “Carne Seca”, inspirada nos moradores de rua.
Maruzza reflete, nesta Exposição ^Carne Seca^, o sublime e o luminoso. As palavras Louvação, Doação, Compaixão, transbordam por toda a obra
Ano que vem a exposição segue para o Porto em Portugal na Galeria AL859 – Ars Longa Vita Brevis Associação CulturalL, onde iniciamos, ano passado, o intercâmbio cultural do FECSTA com esta galeria acima citada levando a Exposição “Espelhos da Lua” da artista Gleciara Ramos. É o FECSTA expandindo-se para a Europa através das Artes Plásticas. Estará presente, também, nesse bate papo a Curadora Ananda Carvalho.
Além das oficinas, outras atrações estão confirmadas:
Teremos as palestras: “Santa Teresa – Patrimônio Cultural do ES” com Patrícia Bragatto – “A Politização no Cinema contemporâneo nos filmes Parasita, Coringa e Bacurau” com Cintia Braga e Ceci Alves, “Dos Irmãos Lumières a Netflix – Cinema e Educação” com Emerson Vieira e “Proteção ambiental de Florestas e Nascentes” com Alessandro Chakal,
O Fecsta oferece as oficinas de “Gravação e Edição em celular “com Fernando Paschoal – “Elétrica e Iluminação Para Cinema” com Antônio dos Anjos e “NAVE-gar Jucu – Uma Cartografia Afetiva” com Fabiola Melca.
Temos, ainda, o lançamento da Animação “CENTAURA” de Luiza Lubiana, que acontece fora das mostras competitivas.
O Festival traz como convidadas especiais a filosofa Viviane Mosé e a atriz Leticia Sabatella para um bate papo


Show o Festival da Banda Brezinski Point
E para encerrar , Cerimonia de Premiação com entrega dos troféus.
#Fecsta #FecstaOnline #Fecsta2020
Canal noYoutube
https://www.youtube.com/channel/UCROvRJaCDuqn1qJLyKjHPXg
Pagina no facebook
https://www.facebook.com/search/top/?q=fecsta%20-%20festival%20de%20cinema%20de%20santa%20teresa
https://www.instagram.com/fecstafestivaldecinema/
Fonte: assessoria de imprensa do Fecsta