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Socorro inconveniente, por Kleber Galveas

Eu questiono a “esmola” inconveniente de 3 bilhões para artistas e espaços culturais particulares, aprovada ontem pela Câmara, embora possa ser beneficiado por manter o meu Ponto de Cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura, aberto ao público com entrada franca há 41 anos. 

Tomei esta posição contrária para que se evite o enxame de oportunistas que aparecem quando se joga dinheiro para o alto sem cobrar resultado, e para que a ação governamental necessária de apoio aos artistas produza frutos sadios e perenes. 

Sou a favor da estratégia do Presidente do New Deal. O mesmo parceiro de Getúlio Vargas que deu aos Estados Unidos as Leis Trabalhista e de Seguridade Social. É dele a frase, quase centenária: “… coisa sábia e honrada e cristã a fazer é tratar cada homem … estritamente pelo seu mérito …, dando-lhe nem mais nem menos do que mostrar merecer.”

 Roosevelt, durante a recessão de 1929, pediu a todos os estados americanos que apontassem em conjunto 5 mil artistas. A eles não deu esmolas, mas uma bolsa, e o valor dessa bolsa os artistas pagaram com suas obras entregues anualmente para amortização ao Tesouro Nacional. Ao final do contrato com esses artistas, que vigorou durante alguns anos, o Tesouro Nacional pôde distribuir entre os Estados 570 mil obras de arte, sementes dos diversos Museus Estaduais espalhados pelos Estados Unidos.

O artista que pela ética faz parte do grupo de cidadãos comprometidos com a criatividade e a versatilidade deveria se colocar no fim dessa fila imprópria, para obter esse benefício que não é perene, mas um socorro imediatista. Afinal, o dinheiro a ser distribuído saiu dos nossos bolsos, e esperamos uma compensação. Como diz o americano: “Não existe almoço grátis.” Picasso, no aperto, se associou a oleiros, desenhou e assinou potes que eram vendidos barato, mas sempre pingavam a grana.

O mecenato sempre existiu (Igreja, reis, banqueiros, sindicatos, associações…) e é importante que o Brasil assuma sua obrigação constitucional de apoio à Cultura (Art. 215 e 216) preservando seus artistas, especialmente em episódio excepcional de escassez financeira generalizada. No Brasil a Educação Artística ainda não é universal, o mercado é precário, são raros os equipamentos culturais públicos, nós precisamos aprender a diferenciar gatos de lebres. A parceria com o Governo é bem-vinda e necessária, mas de mão dupla.

Artes plásticas, música, literatura, teatro e outras manifestações artísticas não são bens de consumo, mas insumos sociais que devem ser mantidos pelo governo devido ao caráter cultural civilizatório de construção da identidade do povo e de inspiração e suporte para diferentes atividades sociais e econômicas. Na tradição histórica do mecenato, do particular ou de instituições, não cabem doações graciosas, mas a aquisição de obras dos artistas, investimento em shows, em publicações, em restauração dos espaços do governo para facilitar o acesso do público, as apresentações artísticas e na revelação novos talentos. Muitos desses espaços públicos estão agonizantes (museus, teatros, galerias, bibliotecas, …). Dinheiro público é nosso dinheiro. Não é correto ficar cumprimentando eleitores com o nosso chapéu.

Kleber Galvêas, pintor. Tel. 55 (27) 3244 7115. www.galveas.com junho, 2020.

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